Política de Privacidade ABIPLAST

A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DO PLÁSTICO, inscrita no CNPJ sob nº 62.877.287/0001-90, (“Abiplast”) está ciente da importância do sigilo de dados e da necessidade de implementar e manter medidas voltadas à proteção da privacidade, especialmente quando envolvem a coleta, manipulação, uso, divulgação ou tratamento de dados ou informações pessoais.

O objetivo desta Política de Privacidade é fornecer elementos para que você possa tomar uma decisão informada a respeito das condições gerais de privacidade relacionadas ao uso da Plataforma Recircula Brasil (“Recircula Brasil ou “Plataforma”) e sobre a forma como seus dados pessoais eventualmente coletados ou processados através da Plataforma, caso se faça necessário, poderão ser tratados.

Ao utilizar a Plataforma, você confirma que leu, compreendeu, aceita e fica vinculado expressa e integralmente à presente política de privacidade.

I. Introdução

  1. Entende-se como sensíveis e sigilosos os registros eletrônicos e dados pessoais coletados na utilização da Plataforma, servindo a presente Política de Privacidade (“Política”) como compromisso com a privacidade e a proteção de informações pessoais, estabelecendo as regras sobre a coleta, registro, armazenamento, uso, compartilhamento, enriquecimento e eliminação dos dados coletados dentro do escopo dos serviços e funcionalidades da Plataforma, de acordo com as leis em vigor.

II. Definições

  1. Usuário(s): pessoa(s) física(s) que atua(m) em nome da Contratante da Plataforma, que está (ão) incumbido(s) pelo uso e inserção de informações e documentos na Plataforma, responsáveis também pela execução dos procedimentos de autocadastro para a criação de um perfil individualizado de acesso na Plataforma (login e senha);
  2. Contratante(s): Empresário individual, pessoa natural, pessoa(s) jurídica(s) de direito público ou privado, com ou sem fins lucrativos, que fez a contratação da Plataforma;
  3. Titular: pessoas naturais (físicas) a que se referem as Informações Pessoais, podendo ser, inclusive, o próprio Usuário;
  4. Informações Pessoais: incluem-se tanto os “Dados Pessoais”: informações ou documentos relacionados à pessoa natural identificada ou identificável; quanto os “Dados Pessoais Sensíveis”: dados pessoais sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou à organização de caráter religioso, filosófico ou político, dados referentes à saúde ou à vida sexual, dados genéticos ou biométricos, quando vinculados à uma pessoa natural;
  5. Dados: significa todas as informações e documentos inseridos, processados ou obtidos pela Plataforma, incluindo Informações Pessoais;
  6. Controlador: Pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, a quem competem as decisões referentes ao tratamento de Informações Pessoais. No âmbito da Plataforma, a Controladora será a Abiplast;
  7. Operador: Pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, que realiza o tratamento de Informações Pessoais em nome do Controlador. No âmbito da Plataforma, a Operadora será a CENTRAL DE CUSTODIA LTDA. – CNPJ 43.287.015/0001-95 (“Central de Custódia”);
  8. Plataforma ou Recircula Brasil: plataforma WEB comercializada pela Abiplast e que possui a funcionalidade de realizar a rastreabilidade e a verificação independente dos dados de recuperação de resíduos plásticos e destinação dos mesmos, mediante conexão de informações processadas por programas de logística reversa que verificam a origem do material reciclado e da indústria recicladora e de transformação de plástico, gerando, ao fim, um Certificado de Economia Circular que garante o retorno do resíduo como material novo;
  9. Anonimização: técnica para esconder Informações Pessoais, e consiste na utilização de meios técnicos razoáveis e disponíveis no momento do tratamento, por meio dos quais um dado perde a possibilidade de associação, direta ou indireta, a um indivíduo;
  10. Pseudoanomização: técnica para esconder Informações Pessoais, e consiste numa forma de tratamento que gera a perda da possibilidade de associação dos Dados, direta ou indireta, a um indivíduo, senão pelo uso de informação adicional mantida separadamente pela Controladora em ambiente controlado e seguro.

III. Tratamento de Dados

a) Como e Quais Dados São Coletados

  1. A Plataforma compila e processa diversos tipos de informações e documentos inseridos pelos Usuários, os quais serão acessados exclusivamente pela(s) Contratante(s), através de login e senha. A Controladora não terá acesso aos dados ou documentos inseridos na Plataforma pelos Usuários, senão de forma anonimizada ou pseudoanonimizada, sendo que tais procedimentos estão a cargo da Central de Custódia, a quem caberá manter todos os dados e documentos protegidos por mecanismos tecnológicos adequados aos melhores padrões da segurança da informação, de acordo com a tecnologia mais adequada e disponível atualmente. Outros Dados poderão ser obtidos ou processados pela Plataforma através de interação com outras plataformas, softwares ou base de dados de programas de logística reversa.
  2. Não se espera que quaisquer Informações Pessoais sejam fornecidas, coletadas ou processadas em razão do uso da Plataforma. Todavia, eventualmente poderá haver o trânsito de Informações Pessoais, em face de atualizações da Plataforma, implementação de procedimentos de segurança ou interação da Plataforma com outros sistemas ou base de dados vinculados à logística reversa para verificação da origem do material cujos dados são processados pela Plataforma, e que, se e quando acontecer, identificarão pessoas naturais, conforme indicado abaixo:
Titular dos DadosPessoas Naturais
Como os Dados poderão ser coletados?– Aplicação de procedimentos relacionados à segurança da informação, através do preenchimento de formulários cadastrais;
– Dados obtidos através de pesquisas públicas para aprimoramento das funções da Plataforma ou por medida de segurança da informação;
– Interação ou cruzamento de informações ou documentos com outras bases de dados relacionadas à logística reversa;
– Documentos disponibilizados pela Contratante ou pelo Usuário por ocasião da solicitação de suporte técnico ou esclarecimentos de dúvidas quanto ao uso da Plataforma.
Quais Dados são coletados? (quando e se aplicável)– Nome Completo– Número do RG, CPF ou outro documento de identificação equivalente (CNH, documento emitidos por entidades de classe como a OAB, CRC, CRM, CREA etc.)
– Data de Nascimento– Estado Civil
– Naturalidade– Endereço e CEP
– Nome do Cargo exercido na Contratante– Foto
– E-mail– Telefone/Celular
– OU qualquer outra informação necessária à completa identificação do Usuário, à comprovação de seu vínculo com a Contratante e à prova de extensão de seus poderes como procurações, contratos sociais, atas etc.
  1. Tratando-se a Plataforma de uma aplicação WEB com o acesso e utilização realizado através da rede mundial de computadores, informações pessoais do Usuário a respeito de sua atividade na internet poderão ser coletadas através de cookies e web beacons. Informações adicionais a respeito seguem indicadas no capítulo IV abaixo.

b) Como As Informações Pessoais poderão ser usadas e para quais finalidades

TratamentoFinalidade
Coleta, processamento, avaliação, armazenamento e compartilhamentoDesenvolvimento da Plataforma, correção de problemas técnicos, orientação ao Usuário, atualizações de sistema, recuperação de informações, identificação e autenticação do Usuário, procedimentos relacionados à segurança da informação, controle de acesso e login, ressalvar responsabilidades relacionados ao uso da Plataforma

c) Consentimento

  1. Ao acessar e utilizar a Plataforma, declaro que estou ciente e de acordo com os termos contidos neste documento, o qual será disponibilizado ao usuário por e-mail.

d) Armazenamento

  1. Os Dados inseridos na Plataforma serão Anonimizados pela Central de Custódia, na condição de operadora técnica exclusiva da Plataforma, através da utilização de meios técnicos razoáveis e disponíveis no momento do tratamento, do modo que os Dados inseridos perdem a possibilidade de serem associados, direta ou indireta, à Contratante ou a um indivíduo qualquer. Os Dados e os registros anonimizados serão armazenados em ambiente seguro e controlado por medidas técnicas e administrativas que visam proteger os Dados de acessos não autorizados e de situações acidentais ou ilícitas de destruição, perda, alteração, comunicação ou difusão, sob responsabilidade e administração da Central de Custódia.
  2. Ainda, os Dados também poderão ser Pseudoanonimizados pela Central de Custódia, na condição de operadora técnica exclusiva da Plataforma, através de aplicação de técnicas que garantam a substituição de valores de Dados identificáveis por outro valor (pseudônimo), guardando relação com o valor original, sendo a correlação devidamente protegida através de criptografia ou outros procedimentos de segurança da informação adequados nas mesmas condições previstas no item anterior, em ambos os casos, a administração e aplicação dos procedimentos de segurança ficarão a cargo da Central de Custódia.
  3. O prazo mínimo de armazenamento dos Dados será enquanto durar o uso da Plataforma pela Contratante, bem como, 5 (cinco) anos após o seu término.

e) Compartilhamento

  1. Os Dados dos Titulares não serão compartilhados, salvo única e exclusivamente para a identificação e autenticação da pessoa natural para fins de verificar a legitimidade no âmbito da relação mantida com a Contratante ou para a execução dos serviços relacionados à Plataforma. Por exemplo, eventualmente será necessário o compartilhamento dos Dados fornecidos por você para a criação ou recuperação de perfis de acesso na Plataforma, ou realização de procedimentos relacionados à segurança da informação.
  2. Os Dados coletados e as atividades registradas também poderão ser compartilhados:
    • 2.1. Com autoridades judiciais, administrativas ou governamentais competentes, sempre que houver determinação legal, requerimento, requisição ou ordem judicial ou extrajudicial;
    • 2.2. De forma automática em caso de movimentações societárias, como alteração de tipo societário, fusão, aquisição e incorporação.

f) Segurança

  1. A Abiplast aplica as técnicas mais adequadas e legalmente requeridas para preservação da privacidade dos Dados coletados em sua Plataforma. Desta maneira, adota as seguintes precauções, tais como:
    • 1.1. Utiliza os métodos padrão e tecnologicamente adequados para criptografar, anonimizar ou pseudoanonimizar os Dados coletados, especialmente as Informações Pessoais;
    • 1.2. O Usuário terá a informação anonimizada em relação à garantia de origem dos materiais.
    • 1.3. Possui proteção contra acesso não autorizado a seus sistemas;
    • 1.4. Somente autoriza o acesso de pessoas previamente estabelecidas ao local onde são armazenadas as informações coletadas;
    • 1.5. Manutenção do inventário indicando momento, duração, identidade do funcionário, ou do responsável pelo acesso e o arquivo objeto, com base nos registros de conexão e de acesso à aplicações, conforme determinado no artigo 13 do Decreto nº 8.771/2016.
  2. Internamente, as Informações Pessoais, caso se faça necessário, poderão ser acessadas somente por profissionais devidamente autorizados, respeitado os princípios da finalidade, adequação, necessidade, transparência, segurança, proporcionalidade e boa-fé, nos limites dos legítimos objetivos da Abiplast e dos Titulares, respeitada a confidencialidade das Informações Pessoais e preservação da privacidade nos termos desta Política.
  3. Aqueles que entrarem em contato com as Informações Pessoais deverão se comprometer a manter sigilo absoluto. A quebra do sigilo acarretará responsabilidade civil e o infrator será responsabilizado nos moldes da legislação brasileira.
  4. O Usuário é responsável exclusivo pela precisão, veracidade ou falta dela, integridade e atualização dos Dados que inserir na Plataforma.
  5. A Contratante e o Usuário são todos corresponsáveis, solidariamente, pelo sigilo de seus dados. É vedado o compartilhamento de senhas e dados de acesso da Plataforma, sendo o login e senha pessoais e intransferíveis, sendo que qualquer forma de vazamento de tais dados considerar-se-á incidente de segurança e violação desta Política, devendo a Contratante comunicar a Abiplast imediatamente do ocorrido.
  6. O Usuário fica desde já ciente e de acordo que a Abiplast não envia qualquer tipo de solicitação, comunicado ou e-mails solicitando quaisquer Dados.
  7. Se a Abiplast constatar que qualquer informação fornecida pelo usuário é falsa, incorreta, desatualizada ou incompleta, terá o direito de suspender ou cancelar imediatamente, independente de notificação, seu acesso na Plataforma, a conta de cadastro do Usuário e recusar toda e qualquer utilização, presente ou futura, de acessos ou serviços que requeiram cadastro específico.

IV. Web Beacons e Cookies

  1. Informações Gerais. A Abiplast poderá valer-se de mecanismos que permitam acesso às informações gerais geradas pela Plataforma, relacionadas à massa processada, fluxo de materiais regionalizado, origens e destinos em relação à localidade e em relação à setores, sendo que a Abiplast não terá acesso às informações individuais da Contratante. Tais informações gerais não envolvem Informações Pessoais e poderão ser compartilhadas com terceiros de forma anonimizada, sem identificação das Contratantes, com o fim de desenvolver a Plataforma ou os serviços a ela relacionados.
  2. Web Beacons. A Abiplast poderá valer-se de tecnologia que contém imagens conhecidas como web beacons (conhecidos como “single-pixel gifs”) que permitem à Abiplast contar o número de Usuários da Plataforma. Os web beacons não são usados para acessar suas Informações Pessoais, mas são uma técnica utilizada para contabilizar estatísticas coletivas sobre a utilização da Plataforma. Web beacons coletam um conjunto limitado de dados incluindo um número de cookie, hora e data da visita a um site e uma descrição do local onde o sinalizador da web reside.
  3. Web beacons, por suas características técnicas não podem ser desativados ou rejeitados. Quanto aos cookies, estes poderão ser desativados ou poderão ter a configuração alterada em seu dispositivo. Você deve entrar em contato com o fornecedor de seu dispositivo caso queira alterar as configurações relacionadas aos cookies.
  4. Cookies. A Abiplast utiliza cookies quando acessa a Plataforma. Os cookies se associam unicamente com um Usuário e seu respectivo dispositivo. A Abiplast pode reconhecer o Usuário depois de ter acessado a Plataforma, permitindo que o Usuário tenha uma experiência personalizada.
  5. Para fins de referência, cookies são pacotes de dados ligados à informações de caráter não pessoal sobre o usuário, armazenados temporariamente em seu dispositivo. As informações coletadas mediante o uso de cookies e a identificação de endereços IP são genéricas e usadas para fins estatísticos e para a melhoria do uso da Plataforma. Caso deseje, o Usuário pode configurar seu browser de navegação na internet para rejeitar a coleta automática dessas informações.

V. Direitos dos Titulares dos Dados

  1. Em cumprimento à regulamentação aplicável, no que diz respeito ao tratamento de Informações Pessoais, a Abiplast respeita e garante aos Usuários e Contratantes, a possibilidade de apresentação de solicitações baseadas, entre outros, nos seguintes direitos:
    • 1.1. a confirmação da existência de tratamento;
    • 1.2. o acesso às Informações Pessoais;
    • 1.3. a correção de Informações Pessoais incompletas, inexatas ou desatualizadas;
    • 1.4. a anonimização, bloqueio ou eliminação de Informações Pessoais desnecessárias, excessivas ou tratadas em desconformidade;
    • 1.5. a eliminação das Informações Pessoais tratadas;
    • 1.6. a obtenção de informações sobre as entidades públicas ou privadas com as quais a Abiplast compartilhou suas Informações Pessoais;
    • 1.7. a informação sobre a possibilidade de não fornecer o seu consentimento para o tratamento de Informações Pessoais, bem como de ser informado sobre as consequências, em caso de negativa;
    • 1.8. a revogação do consentimento.
  2. Parte destes direitos poderá ser exercida diretamente a partir da gestão de Dados da Plataforma pelo próprio acesso individualizado. As demais alterações dependerão do envio de solicitação para posterior avaliação e adoção de demais providências pela Abiplast e/ou pela Operadora dos Dados.
  3. Caso necessite de qualquer auxílio para exercer seus direitos, os Usuários e as Contratantes podem entrar em contato com a Abiplast, conforme orientações nesta Política.
  4. A Abiplast empreenderá todos os esforços para atender tais pedidos no menor espaço de tempo possível. No entanto, mesmo em caso de requisição de exclusão, será respeitado o prazo legal e contratual de armazenamento mínimo de informações dos Usuários, determinado pela legislação brasileira.

VI. Alterações da Política

  1. A Abiplast tem o direito de alterar o teor desta Política a qualquer momento, conforme a finalidade ou necessidade, tal qual para adequação e conformidade de disposição de lei ou norma que tenha força jurídica equivalente, cabendo aos Usuários e Contratantes verificá-la sempre que efetuar o acesso na Plataforma.

VII. Limitação de Responsabilidade da Abiplast

  1. A Abiplast não assumirá responsabilidades pela eventual utilização indevida da Plataforma, nem pela aplicação ou processamento que o Usuário possa dar aos Dados, em desconformidade com a natureza, propósito e funcionalidade da Plataforma.
  2. A Abiplast não se responsabiliza pelo conteúdo, política de privacidade e demais correlatos, dos websites, plataformas, programas e dados disponibilizados por terceiros ou que interajam com a Plataforma. Assim, é recomendado ao Usuário que, ao ser redirecionado para sites externos, consulte sempre as respectivas políticas de privacidade antes de fornecer seus dados ou informações.

VIII. Informações de contato

  1. Em caso de qualquer dúvida com relação às disposições constantes desta Política, poderá entrar em contato por meio do e-mail: [email protected].

IX. Disposições Finais

  1. Caso alguma disposição desta Política seja considerada ilegal ou ilegítima por autoridade, as demais condições permanecerão em pleno vigor e efeito.
  2. Os Usuários e Contratantes reconhecem que toda comunicação realizada por e-mail (aos endereços informados no seu cadastro), SMS, aplicativos de comunicação instantânea ou qualquer outra forma digital, virtual e digital também são válidas, eficazes e suficiente para a divulgação de qualquer assunto que se refere à utilização da Plataforma.
  3. A presente Política será regida e interpretada segundo a legislação brasileira, no idioma português, sendo eleito o Foro da Comarca de São Paulo/SP para dirimir qualquer litígio ou controvérsia envolvendo o presente documento, salvo ressalva específica de competência pessoal, territorial ou funcional pela legislação aplicável.